quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

O Império Espanhol



O IMPÉRIO ESPANHOL



No século XV, quando os espanhóis chegaram à América, encontraram populações ameríndias com níveis de desenvolvimento muito diferentes. Umas eram nómadas, viviam da caça e da recoleção e outras desenvolveram brilhantes civilizações: Astecas (México), Maias (América central) e Incas (América do sul).



         Deus Asteca- Quetzalcóatl


        

Templo Maia: Ruínas de Chichén Itzá, no México.
Machu Picchu  "cidade perdida dos Incas", localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru.


A partir de 1519, beneficiando do efeito de surpresa, da superioridade das armas de fogo das alianças com algumas tribos índias, a conquista da América foi rápida, apesar dos exércitos espanhóis serem reduzidos.


Entre 1519 e 1542, várias expedições chefiadas por Fernando Córtez, Francisco Pizarro e Mendonza, entre outros, dominaram as três civilizações.


Os espanhóis criaram um enorme império colonial na América. Os territórios foram organizados em vice-reinos (Nova Espanha e Peru).

Nas zonas rurais criaram-se grandes explorações agrícolas com recurso à mão de obra indígena, também utilizada na exploração das minas de ouro e prata entretanto descobertas no México, no Peru e em Potosi (Bolívia). Nas Caraíbas, as grandes plantações recorreram ao trabalho de escravos vindos de África.


A ocupação espanhola teve pesadas consequências demográficas para a população ameríndia, que diminuiu de forma brutal devido: à violência das conquistas; à dureza do trabalho obrigatório nas minas e, sobretudo, devido às doenças levadas pelos espanhóis, como a gripe, o sarampo e a varíola.



1520
1570
1650
Índios (população total)
75 milhões
8 a 9 milhões
4 a 5 milhões
Só índios do México
25 milhões
2,7 milhões
1 milhão
Brancos (total)
-
150 mil
700 a 800 mil
Negros (total)
-
250 mil

700 a 800 mil
Evolução da população da América espanhola 

Do império que formaram os espanhóis extraíram enormes quantidades de ouro e prata. Estes metais preciosos que eram transportados em grandes quantidades para Espanha, inundaram os mercados europeus.


A Espanha tornou-se a maior potência europeia na segunda metade do século XVI.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.