domingo, 14 de maio de 2023

Reconstrução e Política de Blocos

Após a 2ª Guerra Mundial os EUA e a URSS tornaram-se nas duas superpotências mundiais.

                  EUA             PLANO ECONÓMICO           URSS


PLANO MARSHALL (1947/48)


Objetivos:


a)    Reconstruir a economia europeia (indústria e comércio)-
fundos distribuídos pela OECE (org. europeia de cooperação económica)
b)    Reafirmar e reforçar a hegemonia dos EUA
c)    Travar a expansão do comunismo




COMECON (1949)


Objetivos:


a)    Cooperação económica e apoio financeiro da URSS aos Estados Membros
b)    Reforçar a hegemonia da URSS  na Europa de Leste
c)    Evitar o alastrar da influência americana


               EUA   PLANO MILITAR (alianças defensivas)    URSS

NATO (1949)
Organização do Tratado do Atlântico Norte
(Bélgica, Canadá, Dinamarca, EUA, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido)

PACTO DE VARSOVIA (1955)

(União Soviética, Polónia, RDA, Checoslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária, Albânia)

                 EUA               PLANO POLÍTICO              URSS


DEMOCRACIA E CAPITALISMO

KOMINFORM (1947)
Orgão de controlo de todos os partidos COMUNISTAS europeus



            A Europa passou assim a estar dividida em dois blocos separados por uma linha (imaginária) que ficou conhecida por “Cortina de Ferro” (Winston Churchill) e que deu origem à “Guerra Fria”.




            Bloco  Capitalista                                    Bloco Comunista
        (Europa Ocidental)  Cortina de Ferro   (Europa de Leste)
         (barreira política)

"CLIMA DE GUERRA FRIA”

Período de grande tensão entre os EUA e a URSS, que levou as duas superpotências mundiais a uma corrida aos armamentos nucleares.
Foi um período de espionagem intensa, com a intervenção das Polícias Secretas, nomeadamente a CIA (EUA) e o KGB (URSS). Não ousando confrontar-se diretamente, EUA e URSS passaram a apoiar os seus aliados em conflitos regionais.
O clima de guerra fria e a corrida às armas nucleares conduziram ao chamado “equilíbrio pelo terror”( a não utilização das armas com medo da destruição total ).

OS CONFLITOS ENTRE OS DOIS BLOCOS
1. O bloqueio de Berlim (1948/49) - em 1945, em consequência da derrota na 2ª guerra mundial, a Alemanha e a cidade de Berlim foram divididas pelas quatro potências - EUA, URSS, Inglaterra e França. Em 1948, os EUA, a Inglaterra e a França resolveram unir economicamente as zonas que ocupavam em Berlim. A URSS reagiu, ordenando o bloqueio terrestre da cidade. Em resposta os EUA organizaram uma ponte aérea de abastecimento a Berlim. Em 1949 ultrapassou-se o conflito com a criação da República Federal da Alemanha (na parte ocidental) e a República Democrática da Alemanha (na parte oriental). Em 1961, a RDA, para impedir a fuga de cidadãos de Leste para Ocidente, construiu o Muro de Berlim.

2. A criação da República Popular da China - Em 1949, as forças nacionalistas, apoiadas pelos EUA, foram forçadas a abandonar o poder face aos sucessos das tropas comunistas, comandadas por Mao Tsé-Tung e auxiliadas pela URSS.
3. A Guerra da Coreia - Em 1950, a Coreia do Norte, comunista, invadiu a Coreia do Sul, capitalista. A URSS apoiou a Coreia do Norte e os EUA a Coreia do Sul. A guerra terminou em 1953 e causou mais de 1,5 milhões de mortos. As fronteiras mantiveram-se nos limites antigos ( a linha do paralelo 38).
4. Mísseis em Cuba - Em 1962, a URSS instalou mísseis em Cuba apontados para os EUA, a pretexto de defender o regime comunista, de Fidel Castro, das pretensões americanas. Kennedy exigiu a retirada dos mísseis sob ameaça de usar a bomba atómica. A URSS cedeu e os EUA comprometeram-se a não derrubar o regime cubano, mas iniciaram um bloqueio económico à ilha.

.
Em 14 de Outubro, os Estados Unidos divulgaram fotos de um voo secreto realizado sobre Cuba apontando cerca de quarenta silos para abrigar mísseis nucleares.

5. A Guerra do Vietname (1964/1975) - o Vietname do Norte (pró-soviético) invadiu o Vietname do Sul (apoiado pelos EUA). O governo norte-americano interveio na guerra civil, mas os seus militares não conseguiram vencer a guerrilha vietnamita. Em 1975 os EUA abandonaram o Vietname, que foi unificado e submetido à ideologia comunista.
Vários estados africanos e asiáticos, reunidos em 1955 na Conferência de Bandung, mostraram o seu distanciamento em relação aos dois blocos político-militares, dando assim origem ao Movimento dos Não-Alinhados.



          

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.