sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Karl Marx

KARL MARX (Trier, 1818 – Londres, 1883)
Sociólogo, historiador, economista e filósofo alemão, Karl Marx estudou nas Universidades de Bona e de Berlim e formou-se em Iena, em 1841. No ano seguinte assumiu a chefia da redacção da Gazeta Renana em Colónia, onde os seus artigos radicais e profundamente liberais irritaram as autoridades. Em 1843, mudou-se para Paris. Na capital francesa, conheceu Friedrich Engels, amizade que durou toda a vida.
Expulso de França, instalou-se em Bruxelas, onde participou em organizações clandestinas de operários e exilados.
Em 1848, Marx e Engels publicaram “O manifesto Comunista”, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista.
Esta obra expõe uma nova concepção da história da humanidade, baseada na teoria da luta de classes e do papel histórico do proletariado, criador de uma nova sociedade caracterizada pela colectivização da propriedade, ou seja, era necessário suprimir a propriedade privada, retirar o poder à burguesia e abolir o sistema económico capitalista e pela eliminação de todas as classes sociais – a sociedade comunista.
Em 1864, participou na fundação da Associação Internacional dos Operários, depois chamada 1ª Internacional. Esta uniu o movimento operário dos diversos países e procurou orientar a actividade dos diferentes tipos de socialismo, numa única via.
Em 1867, Marx publicou o primeiro volume da sua principal obra, “O Capital”.
Marx desenvolveu, em consequência dos problemas de saúde que suportou ao longo de toda a vida, bronquite e pleurisia, que causaram o seu falecimento em 1883. Foi enterrado na condição de apátrida no Cemitério de Highgate, em Londres.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.