sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fontes Pereira de melo

FONTES PEREIRA DE MELO (Lisboa, 1819 - Lisboa, 1887)

Chefe do Partido Regenerador, António Maria Fontes Pereira de Melo possuía o curso da Academia dos Guardas-Marinhas e o de Engenharia da Escola do Exército.
Em 1851, após um período de grande instabilidade política, Portugal conheceu um período de paz e acalmia que ficou conhecido por Regeneração. Uma das figuras centrais dessa nova etapa política portuguesa foi Fontes Pereira de Melo, que foi Ministro da Marinha e do Ultramar, da Fazenda, do Reino e da Guerra e das Obras Públicas, Comércio e Indústria, onde se destacou pela sua política de melhoramentos materiais, nomeadamente das comunicações rodoviárias e ferroviárias.
Por sua iniciativa foram construídos no país centenas de quilómetros de estradas e caminho-de-ferro, várias pontes e foi assegurada a navegação a vapor no Tejo, no Sado e entre Lisboa e os Açores. Além disso, introduziu o telégrafo eléctrico em Portugal, criou o ensino industrial e organizou o ensino agrícola.
O Fontismo – designação dessa política de melhoramentos materiais – teve um papel determinante na estruturação das zonas económicas, bem como nos seus ritmos de desenvolvimento. As diferenças entre o litoral, mais bem servido de redes de transporte e comunicação, e o interior agravaram-se. Por outro lado, os pesados empréstimos contraídos no estrangeiro para financiar esta política, impediram a tentativa de Fontes Pereira de Melo colocar, definitivamente, o país no grupo das potências industriais e desenvolvidas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.